As Pedras de Cores

Cada pedra de cor traz consigo um significado especial. Mauboussin adorna as suas criações de jóias com uma gama completa de pedras preciosas e finas, para lhes dar brilho e originalidade.

A Safira

A safira, do grego “sappheiros” que significa azul, faz parte das quatro pedras mais preciosas, com o diamante, rubi e esmeralda. É a presença de vestígios de óxidos que conferem à safira a sua côr, do azul ao verde, passando pelo roxo, rosa ou amarelo. A safira era originalmente extraída apenas no Sri Lanka, mas agora vem de todo o mundo, desde Madagascar à Austrália, passando pela China, Nigéria e Tailândia. Representa fidelidade, sinceridade, pureza e sabedoria. Muitas vezes oferecida por ocasião de noivados, mas também para comemorar simbolicamente o 16º ano de casamento, e está associado aos nascidos no mês de dezembro.

O Rubi

O Rubi, do latim “ruber” que significa vermelho, é considerado o Rei das quatro pedras preciosas. Faz parte da família mineralógica do corindo. A sua cor varia do rosa claro ao roxo, incluindo vermelho sangue. Pode ser encontrada em Madagascar, Austrália, Birmânia, Sri Lanka e Tailândia. Emblema da felicidade na antiguidade, é também símbolo de vitalidade, energia, realeza, poder e paixão amorosa. O Ruby Wedding comemora o 35º aniversário de casamento. Está associado aos nativos do mês de julho.

A Esmeralda

A esmeralda, do grego “smaragdos”, significa brilhar e designa uma pedra preciosa verde- É uma das quatro pedras preciosas. É um mineral, variante do berilo. A sua cor verde vem de vestígios de cromio, vanádio e às vezes ferro. As esmeraldas, cujos depósitos são raros, vêm principalmente da Colômbia, Zâmbia e do Brasil. Pedra natal do mês de maio, a sua virtude é acalmar, fortalecer o amor e a amizade. Símbolo de fertilidade para os amantes, é oferecido como anel de noivado para comemorar 40 anos de casamento.

MadrePérola

Designada pela Rainha Isabel I no SEC XV como “Madrepérola”, a madrepérola provém de um fenómeno orgânico natural, o revestimento interior de certas conchas de moluscos, como ostras ou abalone. A sua côr varia muito dependendo dos pigmentos orgânicos presentes na sua composição. Assim, a tonalidade inicial pode variar do amarelo ao rôxo. Os principais fornecedores são as explorações de pérolas dos mares do sul. A madrepérola é muito sensível, deve-se evitar usá-la simultâneamente com perfume. A madrepérola evoca ternura e marca o 42º aniversário de casamento.

A Ametista

O termo “ametista” vem do grego “amethystos” ( que protege da embriaguez) e foi muito usado contra a embriaguez. Conhecida desde a Antiguidade, usada como pingente pelos egípcios, também é chamada de “pedra dos bispos”, porque adorna o anel destes. É uma pedra fina, um mineral natural, uma variedade de quartzo rôxo cuja côr se deve a vestígios de ferro. A sua tonalidade varia do rosa transparente ao rôxo escuro. A ametista é encontrada em todos os continentes, principalmente em paises como o Brasil e no Uruguai. Tem a virtude de clarificar a mente e simboliza a plenitude. As núpcias da ametista são comemoradas no 48º aniversário de casamento. Está associado aos nascidos em fevereiro.

Rosa de França

A Rosa de França é o nome dado às ametistas claras pela Casa Mauboussin. É uma pedra fina cuja côr varia em torno do lilás claro. Geralmente é encontrada em depósitos no Brasil ou na Bolívia. Tem as mesmas propriedades e virtudes da ametista.

O Citrino

O termo “citrino” vem do latim “citrus” que designa limão, em referência à sua cor. Citrino é uma variedade de quartzo. A sua cor amarela deve-se à presença de óxidos de ferro. O citrino é frequentemente encontrado nos mesmos depósitos naturais que a ametista, principalmente no Brasil, Madagascar, Moçambique, Zâmbia, Tanzânia, Bolívia e Uruguai. Tem a virtude de acalmar o corpo e a mente, promovendo a concentração e o otimismo. Pedra de nascimento de novembro, pode ser oferecida por ocasião do 13º aniversário de casamento.

A nossa proposta para anel de citrino: Un Arc-en-Ciel d’Amour, em ouro amarelo e citrino.

Topázio Azul

A origem do termo do topázio não é 100% certa… Terá seu principio etimologico entre o grego “topazos”, do nome da ilha de Zabargad, no Mar Vermelho, anteriormente chamada de Topazios, e a lingua ancestral sânscrito “tupas”, que significa fogo. Topázio é um mineral do grupo dos silicatos. Esta gema pode assumir diversas cores, do branco ao verde, passando pelo vermelho, amarelo, azul e até rosa. As principais jazidas estão localizadas no Brasil, mas também em Madagascar e nos Estados Unidos. O topázio azul tem a virtude de facilitar o diálogo, a comunicação e a escuta do outro e de contribuir para o nascimento de amizades. O aniversário de casamento do topázio azul corresponde ao 44º aniversário de casamento.

Os Diamantes MAUBOUSSIN

A Mauboussin, oferece uma grande variedade de solitários no nosso Comptoir de Mariage em três cores de ouro com uma gama de diamantes diferentes de acordo com o desejo do cliente.